DATA DE PUBLICAÇÃO: 21/01/2021
- Diminuir + Aumentar

Divulgado o 55º Dia Mundial das Comunicações

Foto: Luiz Estumano.
 

AIgreja, em sua trajetória, tem sempre demonstrando especial atenção, zelo e, também, certa preocupação com as comunicações sociais.

Inserir-se na realidade das pessoas, falar a sua linguagem própria, dado o seu tempo e lugar, sempre foi a vocação especial da Igreja. Nenhuma organização, nenhum povo, intuiu, ao longo da história, as razões mais fundamentais da humanidade do que a Igreja Católica animada pelos seus pastores e fiéis.

A missão da Igreja é iluminar cada tempo, em suas invenções na área da comunicação, desde a imprensa, o cinema, o rádio, a tv e posteriormente a internet, com seus anseios, conquistas e preocupações, quanto o uso e responsabilidade da comunicação em prol da verdade que valorize a vida, seus esforços, e promova a paz, no uso adequado dos meios de comunicação.

Com o Documento do Concilio Vaticano II - Inter Mirifica (1963), “considerado um divisor de águas na constelação dos documentos da Igreja sobre a comunicação” ( PASCOM, Élide M. Fogolari, Rosane da S. borges, 73 ), a Igreja compreende a necessidade dos pastores e do povo entenderem melhor a importância e funcionalidade destes meios e usá-los na Pastoral evangelizadora.

Fruto das inúmeras iniciativas do documento Inter Mirifica, foi criado “um secretariado mundial especializado em meios de comunicação social,criação da Pastoral da Comunicação” e formação dos agentes e profissionais. A partir daí, todos os anos o Santo Padre nos presenteia com uma rica carta sobre o Dia Mundial das Comunica ões Sociais. Inicialmente evidenciou-se o “entendimento da presença das novas tecnologias de comunicação enquanto técnica e potencialidade, procurando entender as possibilidades de entrada da Igreja enquanto instituição evangelizadora e direcionadora”. Na atualidade, com o Papa Francisco, falase mais sobre efeito e responsabilidade da proximidade como elo de comunhão e comunicação das belezas que cada um traz em sua vida.

O Papa Francisco divulgou, no dia29 de setembro de 2020, o tema para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais para o ano de 2021. Com o tema: “Vinde ver”.Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão. O Santo Padrefaz referência ao Evangelho de João (1, 43-46), que diz: “No dia seguinte, Jesus resolveu partir para a Galileia e encontrou Filipe. Jesus lhe disse: ‘Segue-me’. Filipe era de Betsaida, cidade de André e Pedro. Filipe encontrou Natanael e lhe disse: ‘Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus, filho de José, de Nazaré’. Perguntoulhe Natanael: De Nazaré pode sair algo de bom? Filipe lhe disse: ‘Vinde ver’”. 

O convite de Filipe a Natanael é fruto de seu convincente encontro com Jesus e, ao mesmo tempo, continuação da missão do seu Mestre. “Vinde ver”. Essas palavras do apóstolo Filipe são centrais no Evangelho: o anúncio cristão, ao invés de palavras, é feito de olhares, testemunhos, experiências, encontros e proximidade. Num tempo de mudança de época, obrigadosao distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19, a comunicação pode tornar possível a proximidade necessária para reconhecer o que é essencial e compreender realmente o significado das coisas.

Conhecer a verdade é fruto da experiência, do envolvimento de encontrar as pessoas, de participar de suas alegrias e tristezas. O velho ditado “Deus encontra você onde você está” pode ser um guia para aqueles que trabalham na mídia ou na comunicação na Igreja. No chamado dos primeiros discípulos, com Jesus que vai ao seu encontro e os convida a segui-lo, vemos também o convite para usar todos os meios de comunicação, em todas as suas formas, para a l c a n ç a r as pessoas como são e onde vivem.

As paulinas propõem algumas sugestões paraa equipe da Pastoral da Comunicação (PASCOM) organizar as atividades do Dia Mundial das Comunicações Sociais, a saber:

1 . Conhecer a mensagem do Papa enviada para o ano. Refletir sobre o conteúdo da mesma.

2. Motivar as equipes de liturgia para prepararem esta celebração – no dia da Ascensão do Senhor – incluindo o Dia Mundial das Comunicações.

3 . A Equipe da PASCOM poderá promover algum debate, seminário ou convidar alguém para fazer palestra sobre o tema.

4. Pautar o tema do Dia Mundial das Comunicações em programas de Rádio, Televisão, Internet (blogs, facebook, twitter), Jornais paroquiais ou diocesanos, colunas em outros Jornais, roda de amigos (as).

5. Onde é possível, promover uma reunião com comunicadores (as) da cidade. Programar uma coletiva com a Imprensa sobre o tema e fazer uma confraternização para diálogo e aproximação. Ou ainda, entregar a mensagem aos comunicadores (as) cumprimentando-os por este dia.

6. Fazer uma exposição ou feira de comunicação para que as pessoas conheçam e valorizem os meios de comunicação católicos como: revistas, jornais, livros, CDs, DVDs, Sites, Boletins, Programas de Rádio, TV, Internet.

7 . Mobilizar o mundo da educação: professores (as) com o tema, promovendo algum concurso de redação, desenhos e/ ou outras iniciativas. 8. Rezar a Comunicação. Ter momentos celebrativos, horas de oração, vigílias pela comunicação e pelos profissionais da comunicação. Agradecer, pedir perdão.

Fonte: Vatican News

 




Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade