DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/02/2021

Abertura da 5° Campanha da Fraternidade Ecumênica

Campanha da Fraternidade 2020
Foto: Luiz Estumano

A abertura da  Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE2021), com tema: "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e do lema - "Cristo é a nossa paz do que era dividido, fez uma unidade" (Ef 2,14a), será realizada pela Arquidiocese de Belém neste sábado (20), das 8h às 12h.

A programação inicia com Celebração Ecumênica  com a participação de representantes das igrejas cristãs, no auditório da Cúria Metropolitana (Av. Governador José Malcher, 915, Nazaré). Após a celebração haverá mesa redonda sobre as temáticas da Campanha da Fraternidade.

O evento contará com a participação do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, o Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, clero Arquidiocesano e representantes das demais Igrejas Cristãs.

Em função das recomendações de prevenção á COVID-19, este ano o evento não contará com a participação livre dos fiéis, apenas alguns convidados. A programação será transmitida pela TV Nazaré canal 30.1, Rádio Nazaré 91.3 FM e redes sociais.

Campanha da Fraternidade

A campanha da fraternidade Ecumênica foi criada no ano de 2000, passou a ser vivenciada a cada cinco anos com temáticas voltadas para o bem da sociedade, “A sinalizar que o diálogo é o nosso melhor testemunho. A fé nos lembra de que Cristo é nossa Paz e nos anima a prosseguir pelo caminho da unidade na diversidade. Com ela, afirmamos que a fraternidade e o diálogo são compromissos de amor, porque Cristo fez uma unidade daquilo que era dividido. A escolha por testemunhar a fé vivida em diversidade desafia-nos a realizar a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021”.

Coleta da Solidariedade

A Campanha da Fraternidade é realizada no período da Quaresma (este ano de 17 de fevereiro a 28 de março) e encerra com a Coleta da Solidariedade realizada no Domingo de Ramos (28). Como gesto concreto os recursos arrecadados são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha.

Formação

A Arquidiocese realizou no dia 30 de janeiro o estudo preparatório da Campanha da Fraternidade 2021 (CFE 2021), contou com a participação de representantes das forças vivas da Igreja.

O objetivo do estudo foi formar agentes multiplicadores para a realização de atividades e gestos concretos, tanto no âmbito paroquial como em nível da Arquidiocese, como expressão concreta do compromisso para o alcance do objetivo da Campanha.

8h30 - Celebração Ecumênica

10h - Mesa Redonda:

- Memórias das Campanha da Fraternidade - Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata, Vigário Geral da Arquidiocese de Belém

- Reflexão sobre Fraternidade e Diálogo - Pasto Nicolau Paiva, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

A diversidade que conduz à unidade – Revendo Marcos Fernando Barros - Igrejas Episcopal  Anglicana do Brasil- Amazônia.

Serviço:

Evento: Abertura da  Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE 2021)

Data/hora: Sábado (20) a partir das 8h30

Local: No auditório da Cúria Metropolitana (AV. Governador José Malcher, 915, Nazaré)