DATA DE PUBLICAÇÃO: 11/03/2021
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Belém dedica Jornada de oração a São José

Foto: Luiz Estumano.

A Arquidiocese de Belém dará prosseguimento ao ciclo de jornadas de oração, previstas para ocorrerem todo dia 19 do mês. No próximo dia 19, a partir das 8h, haverá a jornada novamente, desta vez dedicada a São José, já que Igreja vive o Ano de São José, e dia 19, é a festa solene para o Guardião da Sagrada Família.
A programação será realizada na sala do pool de jornalismo, na Fundação Nazaré de Comunicação, situada na avenida Governador José Malcher, 915, bairro de Nazaré. A jornada será transmitida ao vivo e simultaneamente pela Rede Nazaré de Comunicação (TV, rádio e redes sociais).

Devido à pandemia, somente representantes de grupos e movimentos das paróquias diocesanas que animarão a programação estarão presentes, e o povo de Deus acompanhará a jornada através da transmissão ao vivo com a Liturgia das Horas, o Santo Terço, Ladainha e testemunhos, sendo o ápice a celebração da Santa Missa, que será às 12h, no próprio local da jornada.

Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, e cônego Roberto Cavalli, Cura da Catedral Metropolitana, são os coordenadores gerais da jornada.

A jornada foi realizada pela primeira vez no dia 19 de fevereiro, quando o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, anunciou que "uma iniciativa que nasceu do coração do povo de Deus em uma reunião ampla de Dom Antônio com representações de nossas comunidades diocesanas, realizamos hoje, pela primeira vez. Foi uma bela experiência de oração e, por isso, será realizada todo dia 19 do mês".

A Liturgia das Horas – Laudes, a Lectio Divina, o Terço Mariano, Adoração ao Santíssimo Sacramento, a Via Sacra, o Terço da Esperança, a Ladainha a São José, o Terço da Misericórdia e a Ladainha de Nossa Senhora são exemplos de momentos orantes vivenciados na primeira jornada realizada no dia 19 de fevereiro, tudo culminando com a Missa.

A primeira versão da Jornada "Unidos em oração" teve como tema "Eles ficaram cheios do Espírito Santo" (At 2, 4) e foi uma experiência decidida em conjunto por representantes de diversas pastorais, movimentos e serviços da Arquidiocese de Belém em entendimento com o Bispo Auxiliar, Dom Antônio Ribeiro de Assis.

A experiência inaugural da jornada teve início às 7h e se estendeu até às 17h com a participação do Fórum de Movimentos e Serviços da Arquidiocese de Belém, do Movimento Arquidiocesano do Terço dos Homens “Mãe Rainha” (MTHMR), do Instituto Missionárias da Santíssima Trindade, e de representante das Novas Comunidades diocesanas.

A parte vespertina da jornada iniciou após intervalo para programação da Rede Nazaré de Televisão e transmissão da Santa Missa, direto da Residência Episcopal.

A Pastoral do Surdo participará de toda a programação, dando testemunho missionário da atuação missionária nas paróquias da Arquidiocese de Belém, assim como interpretou todo o evento na linguagem em Libras.

A devoção mariana marcou a programação de toda a tarde com a recitação do Terço da Esperança, às 14h, seguido da Ladainha a São José. Às 15h, o Terço da Misericórdia e a Ladainha de Nossa Senhora.

A última parte da programação da tarde foi a Via Sacra, somente meditada e orante, sem dramatização das estações, seguida da Missa de encerramento, presidida pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa.
Motivo - A jornada será realizada todos os meses no dia 19, homenageando o Ano de São José, santo festejado a 19 de março.