DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/02/2021
- Diminuir + Aumentar

Posses de párocos e vigários paroquiais

Foto: Divulgação
 
Concluindo o cronograma apresentado no inicio do ano, a Arquidiocese de Belém realizou neste período, mais precisamente entre 21 e 25 de janeiro, mais uma série de transferências e trocas de funções dos padres em distintas paróquias de Belém. Contabilizando no geral as posses de párocos e vigários, foram efetivadas 19 mudanças dentro do cronograma previsto, além do estabelecimento de novos cargos e a transferência para outras arquidioceses.  
 
As transições são comuns na Igreja Católica e ocorrem com intuito de melhorar o trabalho pastoral, além de ser uma oportunidade de renovação para os sacerdotes e para as comunidades paroquiais.
 
No último domingo, dia 21 de fevereiro, Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém, presidiu a missa de posse do Padre Adrick José Sousa, pároco e, do Padre Luís Fernando, vigário, da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro do Bengui.
 
E na quinta-feira, dia 25, aconteceram cerimônias de posses em duas paróquias e mais na Catedral Metropolitana. O Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a celebração de posse do Padre Vanderson Jorge Barata como o novo pároco na Paróquia São José de Anchieta, localizada no Conjunto Maguari. Neste dia de ação de graças toda a comunidade paroquial rendeu júbilos pelo terceiro ano de ereção canônica da Paróquia São José de Anchieta.
 
Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro da Pedreira, a celebração de posse também ocorreu no dia 25, mas no dia 17, durante a missa de cinzas, aconteceu a apresentação do novo vigário paroquial, quando toda a comunidade da igreja recebeu com muito carinho o Padre Paulo Humberto Rodrigues Cruz. Em sua homilia, Padre Paulo falou da sua alegria em fazer parte da historia da Paróquia. “É com muita alegria que estou na missão que Deus me confiou na casa da mãe Aparecida. Hoje estou aqui com vocês, deixei o bairro do Bengui onde eu estava, quero fazer o bem e amar as pessoas”, disse Padre Paulo. 
 
Na Catedral Metropolitana a celebração de posse ocorre também no dia 25, mas a missa de apresentação do novo vigário paroquial, padre Francisco Monteiro Ferreira (Padre Red) ocorreu no domingo, 14 de fevereiro.
Em todas as celebrações foram obedecidas às medidas de segurança contra o novo coranavírus, como uso obrigatório de máscara, higienização com álcool em gel e o distanciamento; em algumas paróquias houve a exigência de retirar senha para acompanhar presencialmente a missa. E, também, devido à pandemia, todas as celebrações foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais, onde houve inúmeras manifestações de boas vindas e bênçãos para os novos párocos.
 
Além das posses e vigários, o cronograma apresentado pela arquidiocese no início do ano destacou como o novo vigário episcopal da Região Santa Maria Goretti, o padre Frei Alessandro; como Reitor do Seminário Monsenhor Edmundo Igreja, padre Valdinei de Lima Silva e como coordenador do Serviço de Animação Vocacional, padre Richardson Santos. 
 



2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade