DATA DE PUBLICAÇÃO: 31/05/2021
- Diminuir + Aumentar

Cartaz do Círio 2021

A Arquidiocese de Belém torna público na noite de hoje, 31 de maio, o Cartaz do Círio 2021, após celebração eucarística presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, e transmitida ao vivo para milhares de pessoas pelo sistema de comunicação da Arquidiocese e Basílica Santuário.

A apresentação foi precedida pela programação que contou com a coroação de Nossa Senhora de Nazaré e subida da Imagem Original para o Glória, localizado no Altar-Mor da Basílica Santuário, após a imagem ter permanecido desde o último dia 23. O momento ocorre apenas duas vezes ao ano: em maio, para comemorar o aniversário de elevação da Basílica.

Veja a seguir a descrição do cartaz pelas palavras de Dom Alberto:

A Arquidiocese de Belém, a Diretoria da Festa de Nazaré, a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro e os Padres Barnabitas têm a alegria de apresentar a todos o cartaz do Círio de 2021. Todos nós temos o desejo de celebrar o Círio de Nazaré em sua forma habitual, na certeza de que cada ano é mais expressivo, maior em seu número de participantes e na devoção do Povo de Deus. Confiando na proteção da Virgem Maria, a Diretoria do Círio está preparando com muito carinho a sua realização, sem perder a referência à normas de saúde pública que estiverem vigentes daqui até a data prevista, 10 de outubro.

Tudo o que se faz em torno da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, Ícone de sua presença amorosa, carregando em seus braços o Filho, Jesus, Redentor do Mundo, Senhor de História e de nossas vidas, conduz a compreender, com a luz que Deus oferece a cada tempo, o Mistério da Mãe e do Filho, para fazer-nos dele participantes, pela fé cristã que recebemos e transmitimos, tesouro maior de nossa terra paraense.

O Papa Francisco proclamou um ano dedicado a São José e também à família. Queremos estar unidos ao Papa e dar uma resposta aos seus apelos, para anunciar hoje o Evangelho da família na Casa de Maria. O cartaz de 2021 é inspirado na situação em que vivem o Pará, o Brasil e o mundo. Queremos propor a superação das dores e das angústias com o anúncio da boa nova da paz, que desejamos presente em nossas famílias.

Diferente de todos os cartazes já impressos e distribuídos nos anos anteriores, optamos pela cor da paz que, junto com a saúde, é o que precisamos neste momento, a cor branca, a que é mais relacionada com o sagrado. A cor branca quer indicar no lírio a pureza da Virgem Maria, imaculada, sem a mancha do pecado original. O ouro aplicado no título é luz, é sol.

Além disso, foi lembrado que os ramos que fazem o pano de fundo para a figura de Nossa Senhora de Nazaré nos lembram também a configuração do pulmão, o que nos faz pensar em tantas pessoas que têm sofrido em seu esforço de respirar. Desejamos que o sopro de Deus, a ação do Espírito Santo, aquele que cobriu a Virgem Maria com sua sombra, venha sobre todos os enfermos e de modo especial sobre todos os profissionais na saúde, tantos deles também vestidos de branco!

Onde quer que chegue um cartaz do Círio de Nazaré de 2021, colocaremos em prática a recomendação de Jesus aos discípulos: “Em qualquer casa em que vocês entrarem, digam primeiro: A paz esteja nesta casa!” (Lc 10,5). Esta é a palavra a ser dita por quem entregar o cartaz! PAZ A ESTA CASA!

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará