DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/05/2021
- Diminuir + Aumentar

Santuário: os 15 anos de elevação da Basílica

Foto: Salim Wariss

Há 15 anos a cidade de Belém, capital do Estado do Pará, região Norte do Brasil, ganhava para a sua Igreja o primeiro Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém. Por decreto episcopal, o povo de Deus soube que a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro foi elevada à categoria de Santuário, sendo o referencial principal na Cidade das Mangueiras para onde os filhos devotos da Virgem Maria poderiam acorrer e, ali, reverenciar a Mãe de Deus com toda a força que manifestam os paraenses na intercessão de Nossa Senhora para a sua fé.

A celebração do 15º aniversário de elevação foi comemorada com a Santa Missa solene pelo transcurso da data no Santuário, sob a presidência do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, como parte da programação oficial. Concelebraram a Eucaristia os Padres Barnabitas José Ramos, Rosinei Souza e Giovanni Incampo.

Foi um momento especial. Como acontece anualmente, a Arquidiocese de Belém, junto com os Padres Barnabitas realizaram a cerimônia da descida da imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, do Glória, após a Santa Missa das 18h, contando com a presença de autoridades eclesiásticas, devido à pandemia, e alguns fiéis que puderam participar presencialmente, respeitando as orientações prescritas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), prezando pela segurança e pela saúde de todos os presentes.

A Missa com a cerimônia de descida foi vista por quem ficou em casa, uma vez que foi transmitida ao vivo pelas plataformas digitais: facebook e youtube e, também, pela Rede Nazaré de Televisão, canal 30.
PROXIMIDADE - Este ano, a Imagem Original de Nosa Senhora ficará mais perto dos fiéis até dia 31 de maio, quando ocorrerá a coroação e retorno dela ao Glória. A cerimônia de “descida” da imagem representa que Maria vem ao encontro de seus filhos.

Presidindo o rito de “descida”, o Arcebispo Dom Alberto afirmou “que este momento é mais uma ocasião em que damos graças a Deus por toda a beleza que o povo de Belém entrega a Nossa Senhora, fortalecendo e testemunhando a cada ano, a inquestionável força com manifestam o seu amor, com inúmeras expressões de fé na intercessão da Virgem Maria”. Depois, seguiu-se a Consagração a Nossa Senhora, encerrando a cerimônia sob a atenção emocionada dos presentes.

Anualmente a cerimônia ocorre no mês de maio como parte da programação oficial do aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.
A Missa solene integra a programação oficial do aniversário de elevação e naquela oportunidade, também ocorreu a posse do novo Reitor do Santuário da Rainha da Amazônia, padre Francisco Maria Cavalcante, também pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Desterro. Ainda na Missa, um novo casal - Fabrizio e Paula Gonçalves - integrou a Diretoria da Festa de Nazaré, recebendo as medalhas que significam o compromisso de contribuir com o trabalho voluntário em prol do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.